Pular para o conteúdo principal

Projeto que prevê compensação a estados e municípios, deve ter como contrapartida a suspensão de reajustes de servidores públicos por 18 meses

Por Agência Senado

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, deve relatar o PLP 149/2019, projeto que prevê compensação a estados e municípios pela perda de arrecadação provocada pela pandemia de coronavírus. Nesta segunda-feira (27), ele anunciou que pretende entregar a minuta do relatório na quinta-feira (30), para que cada senador possa analisar o texto — um substitutivo à proposta já aprovada na Câmara dos Deputados. A matéria deverá ser votada em sessão remota extraordinária deliberativa prevista para sábado, 2 de maio, às 16h. A ideia é entregar a proposta de volta para os deputados federais na segunda-feira (4).
— Vou conversar com o presidente [da Câmara dos Deputados] Rodrigo Maia, na reunião do projeto emergencial dos estados e dos municípios, para ver se a gente pode deliberar um texto sobre o qual já exista acordo — adiantou.   
Além disso, Davi Alcolumbre busca um texto de consenso entre Congresso e governo: ele se reuniu, nesta segunda-feira, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para tratar do assunto.
Conhecida em sua versão original como Plano Mansueto, a proposta visa repassar recursos a estados e municípios para auxiliá-los nas despesas relativas ao enfrentamento da pandemia de covid-19.
— Estamos construindo um projeto que concilie os interesses das regiões, o desejo do governo federal em dar esse aporte neste momento emergencial e o texto da Câmara — explicou.
Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado


Contrapartida
Para a União fazer o repasse aos entes federados, algumas contrapartidas podem ser incorporadas ao projeto, como a suspensão de reajustes salariais de servidores públicos municipais, estaduais e federais por 18 meses, medida proposta pelo presidente do Senado. Ele estima que essa medida resultaria em uma economia de cerca de R$ 130 bilhões em recursos.
— Seria um gesto importante evitarmos os reajustes por 18 meses como contrapartida — destacou Davi.   
No entanto, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) é contra o congelamento de salários dos servidores, especialmente daqueles que trabalham na linha de frente de atendimento às vítimas da covid-19.
— Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, coveiros, os trabalhadores da segurança pública. A contrapartida é não ter aumento para esses trabalhadores? Os aplausos aos trabalhadores da saúde, ao corpo de bombeiros, às polícias civil e militar, para onde vão? — questionou ela.
Em resposta, Davi Alcolumbre lembrou que, há 15 dias, a proposta era cortar os salários dos servidores em 25%, medida que ele considera bem mais drástica.
Já o senador Lasier Martins (Podemos-RS) pediu pressa na entrega do relatório, para que o texto possa ser examinado logo, e assim ele possa responder às demandas de seu estado.
— Estamos numa enorme expectativa; não apenas o governador, mas também todos os prefeitos do Rio Grande do Sul. Eles estão, inclusive, solicitando uma reunião com os três senadores do estado para quarta-feira [29], para que façamos uma projeção do que é que vem para os municípios. Vai ser um trabalho duríssimo; é um dos estados em condições mais precárias no país, em termos econômicos e financeiros. E precisamos saber quais serão os critérios de distribuição de recursos — ressaltou.  

Fonte: Agência Senado



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor

😂 HUMOR Com as chuvas aqui em #MinasGerais aumenta consideravelmente o número de lugares com o nome de "Lagoa". Eu já estou satisfeito com as lagoas existentes: Lagoa Santa, Sete Lagoas, Lagoa Dourada, Lagoa do Pérola e Lagoa Santa em Governador Valadares, por exemplo. Agora é lagoa de um lado e lagoa do outro. O ex cesso de "Lagoas" faz uma confusão danada. E só para constar, 'Lagoa da Confusão' é em # Tocantins. #humor #vidareal #viverrindo

CNN BRASIL bate o martelo e já tem data de estreia

TELEVISÃO Por Júlio Bruno A esperada rede de notícias 24 horas CNN, já tem data para estrear nas operadoras de televisão por assinatura aqui no Brasil, domingo, 15 de março . Depois de suspender a estreia em novembro de 2019, a emissora fechou diversas contratações importantes com grandes nomes do jornalismo.  Parte do Elenco da CNN BRASIL anunciado em 2019. Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Entre as contratações nomes de peso e até imprevisíveis como Reinaldo Gottino, ex âncora do Balanço Geral e outros nomes como Elisa Veeck que ancorava os jornais da Rede Vanguarda, uma emissora local do interior de São Paulo. Ambos são muito queridos do público e estão entre os destaques do novo canal.  Reinaldo Gottino um dos contratados da emissora, sua contratação foi uma grande surpresa.Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Nesta terça-feira, 03 de março, a emissora publicou em sua página no Facebook, a confirmação da data de estreia no domingo 15 de março, e

Risco de inundação pelo aumento do nível do Rio Doce em Governador Valadares neste início de março

Por Júlio Bruno Atualizado em 03 de março às 21h50. Enquanto moradores ainda contabilizam os prejuízos da enchente do fim de janeiro em Governador Valadares, eles convivem mais uma vez com uma nova ameaça de cheia do Rio Doce na cidade. Em fevereiro a cidade ficou novamente em alerta  devido ao alto volume de água provocado pelas fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Doce em seus afluentes,  entre os dias 13 e 17 de fevereiro, uma enchente esperada para aquele fim de semana, não ocorreu, graças ao fato de que as chuvas por aqui não foram continuas no período, o que seria suficiente para aumentar o volume de água do rio que corta a cidade.  Porém as "águas de março" chegaram acompanhando o novo mês com força aqui na região leste de Minas Gerais,  e nesta terça-feira 03 de março,   o risco  iminente de inundação em bairros ribeirinhos na cidade,  de acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade.  Abaixo boletim na integra divulgado pelo ór