Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS: Números de casos no pais superam 10 mil, com 432 mortes


Por Agência Brasil



O ministério da Saúde divulgou, na tarde de ontem (04), os números atualizados do novo coronavírus. De acordo com a pasta, o número de infectados, no momento, é de 10.278. O número de mortes é de 432. O estado de São Paulo lidera tanto em número de casos (4.466) quanto em mortes (260).



Foto: Marcelo Casal Jr Agência Brasil


 Com esses números, o país ocupa a 16º lugar em casos da doença, o 14º lugar em óbitos e o 8º lugar em letalidade. Segundo o secretário executivo do ministério da Saúde, João Gabbardo, a dinâmica da doença no Brasil está “abaixo da curva de crescimento da Espanha, Itália e Estados Unidos, a partir do centésimo caso.” Em todo mundo já foram registrados mais de 1,18 milhão de casos e mais de 64 mil mortes.
No Brasil, nas últimas 24 horas foram notificados 1.222 casos - aumento de 13% em relação à sexta-feira (3). O incremento do número neste dia é o maior desde o início da coleta de dados do ministério da Saúde. O mesmo ocorre no número de óbitos: um incremento de 72 mortes, 20% em relação ao total de ontem (359).
A incidência medida do novo coronavírus no Brasil é de 4,9 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. A proporção varia conforme o estado, e é superior no Distrito Federal (14,9 casos), seguido por São Paulo (9,6), Ceará (7,9), Amazonas (7,4), Rio de Janeiro (7,2), Rio Grande do Norte (6), Roraima (5,9) e Acre (5,1).
Os óbitos afligem mais os homens (57,6%) do que as mulheres (42,4%), de acordo com total de mortes apuradas até ontem. Oito de cada dez óbitos ocorreram com pessoas com mais de 60 anos. A mesma proporção de pessoas que faleceram apresentava pelo menos um fator de risco de morte como cardiopatias, diabetes, problema nos pulmões e doenças neurológicas.

"Passaporte de imunidade"
Segundo Gabbardo, o ministério da Saúde pensa em formas de criar uma espécie de “passaporte da imunidade”, uma identificação para  pessoas que contraíram o novo coronavírus, se recuperaram totalmente e já possuem anticorpos. Essas pessoas, segundo o secretário, não podem mais transmitir ou ser infectadas, e já adquiriram imunidade. Elas podem ser úteis no contato com grupos sensíveis, como idosos, e possivelmente são aptas a retomar certas atividades.
Cidades sem casos
O secretário afirmou, ainda, que fechar cidades ou municípios que não contabilizam nenhum caso do novo coronavírus pode ser “uma medida excessiva”. “Não significa que vai ficar assim para sempre. Podemos fechar, abrir, se julgar necessário. Acho que isso merece uma discussão. Pode ser que tenha sido antes da hora, e merece uma análise melhor”, afirmou. Gabbardo citou, entretanto, que o relaxamento da quarentena e do isolamento social deve acontecer apenas após a aquisição de material suficiente para lidar com uma larga escala da população. "Já estamos fortes, mas queremos ficar mais fortes ainda", concluiu.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor

😂 HUMOR Com as chuvas aqui em #MinasGerais aumenta consideravelmente o número de lugares com o nome de "Lagoa". Eu já estou satisfeito com as lagoas existentes: Lagoa Santa, Sete Lagoas, Lagoa Dourada, Lagoa do Pérola e Lagoa Santa em Governador Valadares, por exemplo. Agora é lagoa de um lado e lagoa do outro. O ex cesso de "Lagoas" faz uma confusão danada. E só para constar, 'Lagoa da Confusão' é em # Tocantins. #humor #vidareal #viverrindo

CNN BRASIL bate o martelo e já tem data de estreia

TELEVISÃO Por Júlio Bruno A esperada rede de notícias 24 horas CNN, já tem data para estrear nas operadoras de televisão por assinatura aqui no Brasil, domingo, 15 de março . Depois de suspender a estreia em novembro de 2019, a emissora fechou diversas contratações importantes com grandes nomes do jornalismo.  Parte do Elenco da CNN BRASIL anunciado em 2019. Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Entre as contratações nomes de peso e até imprevisíveis como Reinaldo Gottino, ex âncora do Balanço Geral e outros nomes como Elisa Veeck que ancorava os jornais da Rede Vanguarda, uma emissora local do interior de São Paulo. Ambos são muito queridos do público e estão entre os destaques do novo canal.  Reinaldo Gottino um dos contratados da emissora, sua contratação foi uma grande surpresa.Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Nesta terça-feira, 03 de março, a emissora publicou em sua página no Facebook, a confirmação da data de estreia no domingo 15 de março, e

Risco de inundação pelo aumento do nível do Rio Doce em Governador Valadares neste início de março

Por Júlio Bruno Atualizado em 03 de março às 21h50. Enquanto moradores ainda contabilizam os prejuízos da enchente do fim de janeiro em Governador Valadares, eles convivem mais uma vez com uma nova ameaça de cheia do Rio Doce na cidade. Em fevereiro a cidade ficou novamente em alerta  devido ao alto volume de água provocado pelas fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Doce em seus afluentes,  entre os dias 13 e 17 de fevereiro, uma enchente esperada para aquele fim de semana, não ocorreu, graças ao fato de que as chuvas por aqui não foram continuas no período, o que seria suficiente para aumentar o volume de água do rio que corta a cidade.  Porém as "águas de março" chegaram acompanhando o novo mês com força aqui na região leste de Minas Gerais,  e nesta terça-feira 03 de março,   o risco  iminente de inundação em bairros ribeirinhos na cidade,  de acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade.  Abaixo boletim na integra divulgado pelo ór