Pular para o conteúdo principal

Eles continuam viajando. Na internet, é claro!

Por Júlio Bruno


Quando se fala em viagens, eles são referências na era digital: blogueiros, youtubers, jornalistas de turismo, fotógrafos, e digitais influencers especializados em viagens e ligados ao setor de turismo. Munidos de informações confiáveis e relevantes para todo viajante. 
Danniel Oliveira largou sua vida formal, para se dedicar ao que mais ama, viajar. Foto: Arquivo pessoal 

Em tempos de pandemia, tudo muda e como muda. Mudou muito para pessoas que vivem em Nova York por exemplo, a cidade assim como todo o país demorou a atentar para a chegada do Covid-19 e agora tem que tomar medidas mais enérgicas em enfrentamento a doença, a principal delas, o distanciamento social. E em muitos casos, o isolamento social e a quarentena que são mais rígidos e obrigatórios em alguns casos, no combate ao coronavírus. Mas como o mundo não pode parar, os digitais influencers estão se reinventando para tentar manter seus seguidores bem informados. De Nova York, uma campanha entre eles foi criada para incentivar as pessoas a se manterem em casa durante o enfrentamento à doença. É o caso de Jayme Ribeiro do canal A grande Maçã, Patrícia do Nyorquina entre outros diversos brasileiros que vivem em Nova York e geralmente tem suas atividades afetadas devido a pandemia. Enquanto tem suas rotinas modificadas pelas medidas de enfrentamento ao Covid-19, os "influencers" geram conteúdo para que as pessoas se mantenham informadas sobre a situação por lá.
O grupo de amigos encabeçou a campanha “Stay Strong New York” numa versão em vídeo para redes sociais e YouTube, a campanha que significa Fique firme Nova York,  se transformou em um vídeo inspirador do design gráfico Marcelo Veron com a participação dos influencers.



Para Jayme Ribeiro além de ser uma novidade, a pandemia do coronavírus, trás diversos desdobramentos na rotina de todos eles, como pontuou na publicação do vídeo no canal do YouTube A grande Maçã, que mostra a rotina desses diversos nova-iorquinos de coração que tiveram suas vidas modificadas pela iminência do Covid-19.

AQUI NO BRASIL : a regra é clara, ficar em casa. Mas com a cabeça longe, nem que seja viajando na internet.  

TIAGO LOPES abastece o público com dicas e vídeos no canal com roteiros já realizados, enquanto passa a quarentena em São Paulo.
Foto: Arquivo Pessoal de Tiago Lopes,  youtuber e turismólogo, que faz vídeos mostrando o mundo de forma positiva.

Aqui no Brasil, viajar só se for através da internet e nos vídeos de youtubers experientes como Tiago Lopes, além de youtuber e outras diversas atividades na área artística, o também turismólogo por formação, leva aos mais de 130 mil inscritos em suas redes sociais, conteúdo informativo sobre viagens e roteiros.  neste momento não seria diferente. Tiago Lopes, mostra no Instagram, a sua rotina na quarentena. O que tem sido difícil para todos nós. Ao mesmo tempo abastece o seu canal do Youtube, de mesmo nome, com novos conteúdos armazenados como viagens a Disney nos Estados Unidos, Europa, além dos mais variados roteiros já postados pelo Brasil afora. Tiago Lopes mora em São Paulo, capital, e o estado é o mais afetado pela pandemia aqui no Brasil. Além de compartilhar links de museus espalhados pelo mundo em seu canal, o youtuber recentemente trouxe “5 dicas para viajar sem sair de casa” e o bem humorado “A real história dos imãs de viagens”.



O caminho inverso

Enquanto os brasileiros em Nova York criam táticas como mostra o vídeo da campanha divulgado no início do texto, aqui no Brasil, o caminho inverso foi feito por um norte-americano o popular Tim Cunningham, do canal Tim Explica. O professor de inglês muito querido entre os brasileiros, fez até um bate papo em vídeo com o jornalista Seth Kugel do canal Amigo Gringo, mostrando a realidade da pandemia São Paulo X Nova York.



Acostumado a rodar pelo Brasil, Tim explica em seus vídeos como tem sido a quarentena e o distanciamento social em São Paulo, na visão de um americano, atualmente morando  em sua nova casa aqui no país.

O francês Alexis Radoux dos canais, Olá Brasil e Francês com nativos, iniciaria um viagem pelo país com a família, sim ele é casado e tem uma filha. Mas os planos mudaram e os mesmos tiveram que se refugiar em uma propriedade no interior de São Paulo, junto a natureza e onde a internet não ajuda muito, e mesmo assim ainda consegue divertir os brasileiros com suas postagens. Juntamente com o também francês Paul Cabannes, que mudou-se recentemente do Paraná para São Paulo, eles abraçaram a campanha solidária #VempraGuerra, que arrecadou recursos pessoas carentes vítimas do Covid-19.

No YouTube cada um deles tem seu próprio canal: Paul Cabannes tem o Francês com Paul e Alexis Radoux o Olá Brasil, onde além de dicas e aulas de francês levam os internautas a loucura com o tom bem humorado dos canais. 
E juntos eles formam o canal didático Francês com nativos. Enquanto a quarentena passa, que tal se divertir com dicas de francês com os mestres Paul e Alexis? Abaixo selecionamos dois vídeos onde os franceses estão bem comportados ao lado da família e de suas filhas. 





ROTA DE FUGA

A pandemia pegou muita gente de surpresa, quando tudo está se fechando, as fronteiras e as portas do avião, o jeito é conseguir uma passagem de última hora para conseguir voltar para seu país de origem. Poderia ser mais um grande sucesso de Steven Spielberg, mas a situação é real e alguns viajantes profissionais, conseguiram embarcar de última hora em longos voos por destinos distantes, para chegar ao Brasil.  No caso do blogueiro Danniel Oliveira, do blog Próxima Parada https://proximaparada.ie/ que também é guia turístico para grupos de viagens e que estava em uma viagem pela Índia, a saída para o brasileiro, foi ir para a Tailândia, com um grupo de viajantes. Nas redes sociais ele compartilhou informações de brasileiros que encontram dificuldades para retornar para sua origem em meio a pandemia.


Outros dois renomados youtubers, Lucas Estevam , do Estevam pelo Mundo e Jayme Drummond do Carioca no Mundo, conseguiram voar de última hora em voos digamos cinematográficos, com histórias parecidas  entre si e também  com um dos clássicos Jurassic Park, Terremoto, ou qualquer outro filme de ficção que coloca humanos em situações reais de apuros e suspense. 
Abaixo a saga de Jayme Drummond do Carioca no Mundo



E de Lucas Estevam do Estevam pelo Mundo estava em Dubai, um dos destinos mais ambicionados pelos viajantes, e conseguiu sair antes que as fronteiras e aeroportos fossem fechados.  


  
É claro que para muitos brasileiros e estrangeiros comuns, a situação pode ser muito mais difícil e os youtubers e influencers são fonte inspiração para que as pessoas criem estratégias, mas não se coloquem em risco nessa situação em que o mais recomendável é ficar em casa e esperar tudo isso passar.

MENSAGEM AOS VIAJANTES
Acostumados a viajar este grupo de viajantes parou para deixar uma mensagem para você refletir enquanto fica em casa e espera esse momento difícil passar. Veja só. 


                                          Vídeo publicado em Estevam pelo Mundo e 3em3.



https://www.instagram.com/p/B-U8ryahbR7/?igshid=ps90r35ol4jp

A postagem tem interesse meramente informativa e com o intuito de compartilhar boas iniciativas com você nesta situação difícil.

Vai passar


San Sebastian,  interior da Espanha, Fev.2019. Arquivo Pessoal Julio Bruno

Comentários

  1. O seu comentário aqui, pode ajudar algum viajante em dificuldades no momento. Fique a vontade para comentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Humor

😂 HUMOR Com as chuvas aqui em #MinasGerais aumenta consideravelmente o número de lugares com o nome de "Lagoa". Eu já estou satisfeito com as lagoas existentes: Lagoa Santa, Sete Lagoas, Lagoa Dourada, Lagoa do Pérola e Lagoa Santa em Governador Valadares, por exemplo. Agora é lagoa de um lado e lagoa do outro. O ex cesso de "Lagoas" faz uma confusão danada. E só para constar, 'Lagoa da Confusão' é em # Tocantins. #humor #vidareal #viverrindo

CNN BRASIL bate o martelo e já tem data de estreia

TELEVISÃO Por Júlio Bruno A esperada rede de notícias 24 horas CNN, já tem data para estrear nas operadoras de televisão por assinatura aqui no Brasil, domingo, 15 de março . Depois de suspender a estreia em novembro de 2019, a emissora fechou diversas contratações importantes com grandes nomes do jornalismo.  Parte do Elenco da CNN BRASIL anunciado em 2019. Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Entre as contratações nomes de peso e até imprevisíveis como Reinaldo Gottino, ex âncora do Balanço Geral e outros nomes como Elisa Veeck que ancorava os jornais da Rede Vanguarda, uma emissora local do interior de São Paulo. Ambos são muito queridos do público e estão entre os destaques do novo canal.  Reinaldo Gottino um dos contratados da emissora, sua contratação foi uma grande surpresa.Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Nesta terça-feira, 03 de março, a emissora publicou em sua página no Facebook, a confirmação da data de estreia no domingo 15 de março, e

Risco de inundação pelo aumento do nível do Rio Doce em Governador Valadares neste início de março

Por Júlio Bruno Atualizado em 03 de março às 21h50. Enquanto moradores ainda contabilizam os prejuízos da enchente do fim de janeiro em Governador Valadares, eles convivem mais uma vez com uma nova ameaça de cheia do Rio Doce na cidade. Em fevereiro a cidade ficou novamente em alerta  devido ao alto volume de água provocado pelas fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Doce em seus afluentes,  entre os dias 13 e 17 de fevereiro, uma enchente esperada para aquele fim de semana, não ocorreu, graças ao fato de que as chuvas por aqui não foram continuas no período, o que seria suficiente para aumentar o volume de água do rio que corta a cidade.  Porém as "águas de março" chegaram acompanhando o novo mês com força aqui na região leste de Minas Gerais,  e nesta terça-feira 03 de março,   o risco  iminente de inundação em bairros ribeirinhos na cidade,  de acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade.  Abaixo boletim na integra divulgado pelo ór