Pular para o conteúdo principal

Não é racismo apenas, é falta de humanidade! É preciso falar sobre o racismo no Brasil

Na véspera do dia da Consciência Negra, 20/11, a morte de um homem negro, João Alberto Silveira Freitas, 40,  ocorrida na última quinta-feira,19,  de forma abrupta em um supermercado do sul do país, despertou para um debate sobre racismo no Brasil. João Alberto foi espancado e asfixiado nos moldes do que ocorreu  com George Floyd nos Estados Unidos em maio deste ano. 

Além de chocar o país inteiro e  gerar repúdio nas redes sociais, o fato reacendeu a chama sobre o racismo,  e houve quem dissesse que não existe racismo no país, como o vice-presidente da  república Hamilton Mourão ao falar sobre o assunto, o vice-presidente comparou o racismo dos Estados Unidos com o Brasil, e equivocou-se ao negar a existência do racismo por aqui. Não só existe, como existe há séculos. O crime também aponta a falta de preparo de profissionais de segurança ao lidar com situações adversas, e ainda, mostra que foram além daquilo que deveriam ter feito naquela situação. 

João Alberto agrediu com um soco um dos indivíduos, que o retiravam do local após o desentendimento com uma funcionária do supermercado, mas o homem já estava imobilizado, mesmo assim, foi asfixiado na garagem aos  fundos do supermercado, um exagero da força que custou uma vida. 


Foto: Arquivo Pessoal /reprodução GauchaZH 

Pouco antes João, que estava em compras com a esposa, havia se desentendido com uma funcionária do local, e foi expulso, mas ao ser retirado, deu um soco em um dos seguranças, foi imobilizado e espancado até a morte, um dos agentes era policial da Brigada Militar a serviço da vigilância do supermercado. 

O fato mostra que mesmo não sendo a motivação do crime "racismo", o racismo está impregnado em nosso sistema, e é preciso falar sobre o assunto, não só falar, como fazer justiça. 

Logo em seguida a divulgação da notícia, movimentos tomaram às ruas do país, em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, onde unidades da  grande rede de supermercados Carrefour, sofreram depredação por parte de manifestantes, o que gerou críticas, mas também um posicionamento das autoridades e da própria rede de supermercados, onde já ocorreu algumas situações de repúdio, como a morte de um cão, após sofrer agressão por um segurança, em uma unidade do supermercado em Osasco -SP em 2018. 


Não é racismo apenas, é falta de humanidade!

 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor

😂 HUMOR Com as chuvas aqui em #MinasGerais aumenta consideravelmente o número de lugares com o nome de "Lagoa". Eu já estou satisfeito com as lagoas existentes: Lagoa Santa, Sete Lagoas, Lagoa Dourada, Lagoa do Pérola e Lagoa Santa em Governador Valadares, por exemplo. Agora é lagoa de um lado e lagoa do outro. O ex cesso de "Lagoas" faz uma confusão danada. E só para constar, 'Lagoa da Confusão' é em # Tocantins. #humor #vidareal #viverrindo

CNN BRASIL bate o martelo e já tem data de estreia

TELEVISÃO Por Júlio Bruno A esperada rede de notícias 24 horas CNN, já tem data para estrear nas operadoras de televisão por assinatura aqui no Brasil, domingo, 15 de março . Depois de suspender a estreia em novembro de 2019, a emissora fechou diversas contratações importantes com grandes nomes do jornalismo.  Parte do Elenco da CNN BRASIL anunciado em 2019. Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Entre as contratações nomes de peso e até imprevisíveis como Reinaldo Gottino, ex âncora do Balanço Geral e outros nomes como Elisa Veeck que ancorava os jornais da Rede Vanguarda, uma emissora local do interior de São Paulo. Ambos são muito queridos do público e estão entre os destaques do novo canal.  Reinaldo Gottino um dos contratados da emissora, sua contratação foi uma grande surpresa.Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Nesta terça-feira, 03 de março, a emissora publicou em sua página no Facebook, a confirmação da data de estreia no domingo 15 de março, e

Risco de inundação pelo aumento do nível do Rio Doce em Governador Valadares neste início de março

Por Júlio Bruno Atualizado em 03 de março às 21h50. Enquanto moradores ainda contabilizam os prejuízos da enchente do fim de janeiro em Governador Valadares, eles convivem mais uma vez com uma nova ameaça de cheia do Rio Doce na cidade. Em fevereiro a cidade ficou novamente em alerta  devido ao alto volume de água provocado pelas fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Doce em seus afluentes,  entre os dias 13 e 17 de fevereiro, uma enchente esperada para aquele fim de semana, não ocorreu, graças ao fato de que as chuvas por aqui não foram continuas no período, o que seria suficiente para aumentar o volume de água do rio que corta a cidade.  Porém as "águas de março" chegaram acompanhando o novo mês com força aqui na região leste de Minas Gerais,  e nesta terça-feira 03 de março,   o risco  iminente de inundação em bairros ribeirinhos na cidade,  de acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade.  Abaixo boletim na integra divulgado pelo ór