Pular para o conteúdo principal

Cultura e Diversão 20 de setembro: Uma TV setentona



Por Júlio Bruno

  

A TV brasileira comemorou 70 anos na última sexta-feira, dia 18 de setembro. Apesar da idade, a televisão ainda está no auge de um processo de transformação aqui no país, com a convergência de novas mídias, as grandes emissoras estão tendo que se reinventar para continuar na atividade a longo prazo. Este processo é um pouco lento para elas, que estão acostumadas ao comodismo naquilo que já deu certo, e um processo voraz para o mercado, que não perdoa.


                                                                          Foto: Pixabay

Atentas à estas questões as emissoras estão modificando cada vez mais o conceito de seus produtos, como exemplo, duração de novelas, revisão de programação, nova oferta de produtos que antes não ganhavam espaço na programação, serviços próprios de aplicativos, e interação com o público nas redes sociais. 


Para efeito de comparação, é como ocorre quando sua avó ou avô, que resistiu por uma década aos celulares, descobrem o alcance e as funcionalidades do WhatsApp, por exemplo. Fantástico, não é?

E ganha o telespectador, ganha a cultura do país, mesmo assim, muitos tubarões do ramo ainda resistem em se abrir para esta nova realidade. A TV conquistou autonomia a ponto de por exemplo, falar sobre um determinado político, pode soar como perseguição, mas não falar, é imperdoável para o público. Pois alguém falará, esse alguém, será a internet. Falar de um político não significa falar mal, nem falar bem, como muitos gostam e almejam, e geralmente querem aparecer bem na fita, como por exemplo no período eleitoral, o que pode soar como propaganda, por isso as vedações  dlei. 


                                             Foto: Pixabay/ modificada por este blog


Chegamos a um momento único na TV, onde a fita, não existe mais, se existe somente nos arquivos físicos e sem uso. Hoje em dia, a pessoa tem que se manter fiel aquilo que acredita, pois se virar notícia, não será pela mente fértil de um repórter em início de carreira, e sim pelos seus próprios atos e realizações. Portanto, a TV segue seu caminho, com um jornalismo ganhando força, em um mundo em que tudo pode ser duvidoso, mas a verdade é implacável. Não há espaço para enganação, as pessoas já não perdoam assistencialismo barato, enrolação, querem ajudar quem é de verdade, e prestigiam quem vai direto ao assunto, não há tempo para se perder em assuntos para segurar a audiência. O controle é implacável e a tela agora é "touch".


                                         Foto: Pixabay/ modificada por este blog

                                  


                     Comemorações tímidas

 

Muito tímida na telinha e restrita a matérias em seus telejornais, às emissoras se homenagearam timidamente.

Destaque para a TV Cultura que iniciou uma série especial que vai ao todas às quintas-feiras, às 22h15, contando a história da TV na ótica te 70 profissionais do ramo.





A TV Globo também fez um Globo Repórter especial dividido em 2 episódios, porém o velho costume de dar aquela ênfase às suas próprias produções.

A Band, SBT, RecordTV e Rede TV colocaram matérias em seus telejornais. Antenadas as mudanças estás últimas 5 redes estão gerando cada vez mais conteúdo para o Youtube e novas mídias.


Veja algumas dessas homenagens.







Nosso canal SUPERNEWS também trouxe novidades com um programa temático de crítica de TV, o Revista Eletrônica. Veja nossos 2 primeiros episódios. 









 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor

😂 HUMOR Com as chuvas aqui em #MinasGerais aumenta consideravelmente o número de lugares com o nome de "Lagoa". Eu já estou satisfeito com as lagoas existentes: Lagoa Santa, Sete Lagoas, Lagoa Dourada, Lagoa do Pérola e Lagoa Santa em Governador Valadares, por exemplo. Agora é lagoa de um lado e lagoa do outro. O ex cesso de "Lagoas" faz uma confusão danada. E só para constar, 'Lagoa da Confusão' é em # Tocantins. #humor #vidareal #viverrindo

CNN BRASIL bate o martelo e já tem data de estreia

TELEVISÃO Por Júlio Bruno A esperada rede de notícias 24 horas CNN, já tem data para estrear nas operadoras de televisão por assinatura aqui no Brasil, domingo, 15 de março . Depois de suspender a estreia em novembro de 2019, a emissora fechou diversas contratações importantes com grandes nomes do jornalismo.  Parte do Elenco da CNN BRASIL anunciado em 2019. Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Entre as contratações nomes de peso e até imprevisíveis como Reinaldo Gottino, ex âncora do Balanço Geral e outros nomes como Elisa Veeck que ancorava os jornais da Rede Vanguarda, uma emissora local do interior de São Paulo. Ambos são muito queridos do público e estão entre os destaques do novo canal.  Reinaldo Gottino um dos contratados da emissora, sua contratação foi uma grande surpresa.Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Nesta terça-feira, 03 de março, a emissora publicou em sua página no Facebook, a confirmação da data de estreia no domingo 15 de março, e

Risco de inundação pelo aumento do nível do Rio Doce em Governador Valadares neste início de março

Por Júlio Bruno Atualizado em 03 de março às 21h50. Enquanto moradores ainda contabilizam os prejuízos da enchente do fim de janeiro em Governador Valadares, eles convivem mais uma vez com uma nova ameaça de cheia do Rio Doce na cidade. Em fevereiro a cidade ficou novamente em alerta  devido ao alto volume de água provocado pelas fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Doce em seus afluentes,  entre os dias 13 e 17 de fevereiro, uma enchente esperada para aquele fim de semana, não ocorreu, graças ao fato de que as chuvas por aqui não foram continuas no período, o que seria suficiente para aumentar o volume de água do rio que corta a cidade.  Porém as "águas de março" chegaram acompanhando o novo mês com força aqui na região leste de Minas Gerais,  e nesta terça-feira 03 de março,   o risco  iminente de inundação em bairros ribeirinhos na cidade,  de acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade.  Abaixo boletim na integra divulgado pelo ór