Pular para o conteúdo principal

Domingo de protestos e manifestações no Brasil, Estados Unidos e Europa



Onda de protestos nos Estados Unidos se arrastou durante essa semana  e chegou também  a Europa neste domingo, 31.
A onda de protestos foi motivada pela morte de um homem negro na última segunda-feira(25), em Minneapólis no estado de Minnesota nos Estados Unidos. O homem George Floyd, 46,  foi acusado de ter tentado passar uma cédula falsa de US$ 20 dólares no comércio local e foi abordado pela polícia com violência. Um vídeo publicado na internet no momento da abordagem, mostra que George foi morto após ser sufocado pelo ex- policial Dereck Chauvin, que prendeu o pescoço do homem, mesmo ele gritando que não conseguia respirar. Dereck Chauvin um ex-policial, acusado de matar  George Floyd  foi preso, e ouros 3 policiais que participaram da ação foram demitidos.
A operação foi duramente criticada. A morte do homem negro, foi considerada uma morte motivada por racismo. Com isso, diversos grupos saíram as ruas de cidades do Minessota, Colorado e nesta sexta-feira e sábado também em Nova York, com protestos contra o racismo nos Estados Unidos, com a campanha #Vidasnegrasimportam, que denuncia o racismo velado vivido na sociedade norte-americana e relembra diversos atos de violência onde negros foram mortos em decorrência de ações policiais.


Imagens: MGK Brasil/ reprodução
  

Neste domingo, Londres e outras cidades na Europa, registraram protestos contra a morte de  George e o racismo na sociedade norte-americana. 
Com informações da BBC BRASIL, EL PAIS, Global NEWS e Jornalistas Livres e George Floyd 
The moviment
Imagens: MGK BRASIL e George Floyd The Moviment





Imagens: George Floyd 
The moviment
  

Protestos no Brasil,  pró-governo em Brasília 


Neste domingo, 31, Brasília-DF, voltou a registrar novas manifestações, a favor do governo de Jair Bolsonaro. Esse tipo de manifestação  se tornou frequente, depois da divulgação do vídeo da reuniam entre o presidente e os ministros realizada em 22 de abril , que culminou com uma denúncia do ex-ministro Sergio Moro, sob acusação de que o presidente da república Jair Bolsonaro,  teria tentando interferir nos trabalhos da Polícia Federal. E as manifestações  são realizadas por apoiadores  do presidente.  Ao contrário da manifestação da última semana, a realizada hoje, teve caminhada e a presença de animais no local. Inclusive o presidente subiu em um dos animais, um cavalo,  no local.
A manifestação vem também após a realização de uma operação da Polícia Federal na última  semana, em que aliados do presidente, parlamentares e empresários, são investigados pelo Supremo Tribunal Federal de compartilhamento de notícias fraudulentas nas redes sociais, que eram acompanhadas de calúnias, injúrias e difamação direcionada aos membros do Supremo Tribunal Federal e seus membros.
O inquérito foi aberto em março de 2019, e embasou a operação com mandados de busca e apreensão em pelo 5 estados e Distrito Federal na última quarta-feira, 27 de maio. A operação foi rechaçada pelo presidente e gerou intensos debates sobre Fake NEWS, liberdade de expressão, e os limites do poder judiciário, durante essa  semana.
Imagem: CNN Brasil /reprodução Youtube

Imagem: CNN Brasil /reprodução Youtube

A manifestação vem também após a realização de uma operação da Polícia Federal, em que o aliados do presidente, parlamentares e empresários, são investigados pelo Supremo Tribunal Federal de compartilhamento de notícias fraudulentas nas redes sociais, que eram acompanhadas de calúnias, injúrias difamação aos membros do Supremo Tribunal Federal e seus membros.
O inquérito foi aberto em 2019, e embasou a operação com mandados de busca e apreensão em pelo 5 estados e Distrito Federal na última quarta-feira,27 de maio. A operação foi rechaçada pelo presidente e gerou intensos debates sobre ''Fake NEWS'', e liberdade de expressão, no país.


Protestos no Brasil também em São Paulo


Em São Paulo neste domingo, 31, protestos dividiram manifestantes na Avenida Paulista, um deles organizado por torcidas organizadas, com  pessoas vestidas de preto e que gritavam palavras pró-democracia. Entendendo-se então que se trata de um ato pela democracia no país, de acordo com informações da rede CNN Brasil. 


imagem: Jornalistas Livres /reprodução
De outro lado, uma outra manifestação pró-governo, em que pessoas vestidas de verde e amarelo aparentemente se integram ao mesmo tipo de manifestação que aconteceram pela manhã em Brasília. 
No meio da tarde, houve confronto entre os grupos e  a polícia. 

Imagens e informações Via CNN Brasil e Jornalistas livres



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Humor

😂 HUMOR Com as chuvas aqui em #MinasGerais aumenta consideravelmente o número de lugares com o nome de "Lagoa". Eu já estou satisfeito com as lagoas existentes: Lagoa Santa, Sete Lagoas, Lagoa Dourada, Lagoa do Pérola e Lagoa Santa em Governador Valadares, por exemplo. Agora é lagoa de um lado e lagoa do outro. O ex cesso de "Lagoas" faz uma confusão danada. E só para constar, 'Lagoa da Confusão' é em # Tocantins. #humor #vidareal #viverrindo

CNN BRASIL bate o martelo e já tem data de estreia

TELEVISÃO Por Júlio Bruno A esperada rede de notícias 24 horas CNN, já tem data para estrear nas operadoras de televisão por assinatura aqui no Brasil, domingo, 15 de março . Depois de suspender a estreia em novembro de 2019, a emissora fechou diversas contratações importantes com grandes nomes do jornalismo.  Parte do Elenco da CNN BRASIL anunciado em 2019. Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Entre as contratações nomes de peso e até imprevisíveis como Reinaldo Gottino, ex âncora do Balanço Geral e outros nomes como Elisa Veeck que ancorava os jornais da Rede Vanguarda, uma emissora local do interior de São Paulo. Ambos são muito queridos do público e estão entre os destaques do novo canal.  Reinaldo Gottino um dos contratados da emissora, sua contratação foi uma grande surpresa.Fotos: Reprodução Facebook.com/CNNBRASIL Nesta terça-feira, 03 de março, a emissora publicou em sua página no Facebook, a confirmação da data de estreia no domingo 15 de março, e

Risco de inundação pelo aumento do nível do Rio Doce em Governador Valadares neste início de março

Por Júlio Bruno Atualizado em 03 de março às 21h50. Enquanto moradores ainda contabilizam os prejuízos da enchente do fim de janeiro em Governador Valadares, eles convivem mais uma vez com uma nova ameaça de cheia do Rio Doce na cidade. Em fevereiro a cidade ficou novamente em alerta  devido ao alto volume de água provocado pelas fortes chuvas nas cabeceiras do Rio Doce em seus afluentes,  entre os dias 13 e 17 de fevereiro, uma enchente esperada para aquele fim de semana, não ocorreu, graças ao fato de que as chuvas por aqui não foram continuas no período, o que seria suficiente para aumentar o volume de água do rio que corta a cidade.  Porém as "águas de março" chegaram acompanhando o novo mês com força aqui na região leste de Minas Gerais,  e nesta terça-feira 03 de março,   o risco  iminente de inundação em bairros ribeirinhos na cidade,  de acordo com informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil da cidade.  Abaixo boletim na integra divulgado pelo ór